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Método Montessori

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“Ajudar as crianças a ajudarem a si próprias” -Maria Montessori

Nossa proposta pedagógica é baseada no excelente método de ensino desenvolvido pela brilhante médica e pedagoga italiana Dra. Maria Montessori.
 
O método Montessori tem como objetivo principal preparar a criança para a formação de um indivíduo independente, auto confiante, que acredita em si mesmo, auto motivado e feliz e por ter sua liberdade de expressão respeitada, aprende desde cedo a respeitar o próximo, a natureza e o ambiente ao seu redor.
 
“Educação, ou seja, o apoio ativo necessário para a expansão normal da vida deve ser direcionado para as crianças como elas são observadas uma por uma”. No método Montessori, o foco esta na criança. O Professor tem um papel de observador e quando necessário, de guia com o objetivo de auxiliar e direcionar a criança nas atividades escolhidas por ela mesma de acordo com seu interesse. 
 
A não ser que seja para prevenir que a criança se machuque ou machuque os outros colegas, o Professor não deve intervir na liberdade de agir da criança.

Alguns dos princípios básicos do sistema Montessori:
  • liberdade absoluta de agir espontaneamente e se expressar;

  • crianças pequenas devem ser ensinadas o quanto antes a se importar com o próximo e a natureza e cuidar do seu ambiente;

  • a criança é um aprendiz por natureza;

  • cada criança tem seus próprios “períodos sensíveis”. Isso quer dizer, o período em que ela esta mais interessada e propensa em aprender sobre determinado assunto. Por isso, cada criança deve aprender em seu próprio tempo;

  • encorajar a criança em obter sua independência e auto confiança;

  • despertar a curiosidade da criança e assim direciona-la ao caminho para se tornar um indivíduo feliz e descobrir a paixão para uma vida inteira de aprendizagem.

Dra. Montessori a partir dos seus intensivos estudos nas áreas médica, filosófica, psicológica e pedagógica, seguidos de inúmeros experimentos educacionais científicos, percebeu que crianças que são colocadas em ambientes onde as atividades eram planejadas e projetadas para apoiar seu desenvolvimento natural tinham o poder de se auto educar.
 
O método Montessori parte do princípio que a criança é um aprendiz nato, sempre a procura do conhecimento e a explorar o ambiente ao seu redor e com um ambiente preparado de acordo com sua faixa etária e o estímulo certo, ela tem a liberdade de escolher o que quer aprender de acordo com seus interesses e quando em seu próprio tempo. 

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Ambiente preparado
As salas de aula são preparadas de modo que as crianças possam se mover livremente, se expressar e agir espontaneamente assim revelando suas necessidades e atitudes. Pode-se dizer que uma sala de aula que segue o método Montessori é uma cópia em miniatura do que as crianças têm em suas próprias casas. 
Os móveis e materiais de ensino são feitos proporcionais ao tamanho das crianças para satisfazer a necessidade que elas têm de se mover
inteligentemente. Armários e estantes são seguramente colocados em frente às paredes em torno da sala de aula e baixos suficientes para serem alcançadas pelas crianças pequenas. 
 
As mesas, cadeiras e poltronas leves e fáceis de serem movidas permitem que a criança escolha a posição mais conveniente e confortável para que ela possa trabalhar em suas atividades. Ela tem também a opção de sentar ou deitar em um pequeno carpete colocado por ela mesma no chão para fazer suas atividades. Após o término de sua atividade, ela mesma recolhe e coloca o carpete de volta ao lugar em que o pegou. Assim como é feito com todos os materiais e brinquedos que ela usa. 
 
Os materiais são de alta qualidade, atrativos e especialmente desenvolvidos com o objetivo de ajudar a criança a compreender concretamente conceitos abstratos, além de serem autocorretivos, isso quer dizer, a própria criança descobrirá se realizou a atividade corretamente ou não. 
 
Para que as crianças aprendam a assumir responsabilidade pelos materiais e aprendam a compartilhar com os outros e esperar sua vez, não há muitas cópias de cada material na sala de aula. 
 
Não é permitida a criança trazer brinquedos de casa. Todos os brinquedos e materiais usados na escola são para uso coletivo.  
 
A criança tem a liberdade de mover qualquer material ou brinquedo pela sala de aula. Ela escolhe aonde vai brincar, ou em uma mesa ou no carpete no chão, e após o uso, guarda-los em seu lugar original. 
 
Algumas características especiais em uma sala de aula Montessori é a organização, tranquilidade e harmonia claramente percebida no ambiente.
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Adulto preparado
No método Montessori, o Professor tem um papel passivo. Ele é um observador e usa cuidadosas e contínuas observações da criança para encontrar o melhor caminho para direcioná-la ao aprimoramento de suas habilidades.
 
O Professor simplesmente ajuda a criança no início, para se orientar no meio de tantas coisas diferentes e lhe ensina o uso preciso de cada uma delas, ou seja, ele a apresenta à vida ordenada e ativa do ambiente (sala de aula). Então ele a deixa livre na escolha e na execução de seu trabalho.
 

 
As lições numa escola Montessoriana são dadas individualmente. O Professor se aproxima da criança, que de acordo com suas observações, ele acredita que ela esteja pronta para uma determinada lição. Ele pega um objeto ou material que ele acha que interessará a criança e senta ao seu lado. Se a criança demostrar interesse, ele começa a lição.
 
Aqui, o Professor revela a extensão de sua própria preparação. Palavras não são sempre necessárias. Frequentemente o que o Professor tem que fazer é mostrar para a criança como o material é usado. Nos casos onde palavras precisam ser usadas, as instruções devem ser curtas, simples e objetivas. Após a apresentação do objeto ou material, o Professor perceberá se a criança está ou não interessada, como ela demostra seu interesse e por quanto tempo. O Professor deverá cuidar para não forçar o interesse da criança naquilo que ele está apresentando. Se a lição, apresentada de maneira simples e clara, não for entendida pela criança, o Professor não deve insistir em repeti-la. E mais importante, “o Professor não devera apontar o erro cometido pela criança ou deixa-la saber que ela não entendeu a lição, uma vez que isto pode retrair por um longo período de tempo o impulso de agir, que constitui toda a base para o progresso”.
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