Não subestime o potencial de seu filho! Escolha a educação Montessori!
Método Montessori

“Ajudar as crianças a ajudarem a si próprias” -Maria Montessori
Nossa proposta pedagógica é baseada no excelente método de ensino desenvolvido pela brilhante médica e pedagoga italiana Dra. Maria Montessori.
O método Montessori tem como objetivo principal preparar a criança para a formação de um indivíduo independente, auto confiante, que acredita em si mesmo, auto motivado e feliz e por ter sua liberdade de expressão respeitada, aprende desde cedo a respeitar o próximo, a natureza e o ambiente ao seu redor.
“Educação, ou seja, o apoio ativo necessário para a expansão normal da vida deve ser direcionado para as crianças como elas são observadas uma por uma”. No método Montessori, o foco esta na criança. O Professor tem um papel de observador e quando necessário, de guia com o objetivo de auxiliar e direcionar a criança nas atividades escolhidas por ela mesma de acordo com seu interesse.
A não ser que seja para prevenir que a criança se machuque ou machuque os outros colegas, o Professor não deve intervir na liberdade de agir da criança.
Alguns dos princípios básicos do sistema Montessori:
-
liberdade absoluta de agir espontaneamente e se expressar;
-
crianças pequenas devem ser ensinadas o quanto antes a se importar com o próximo e a natureza e cuidar do seu ambiente;
-
a criança é um aprendiz por natureza;
-
cada criança tem seus próprios “períodos sensíveis”. Isso quer dizer, o período em que ela esta mais interessada e propensa em aprender sobre determinado assunto. Por isso, cada criança deve aprender em seu próprio tempo;
-
encorajar a criança em obter sua independência e auto confiança;
-
despertar a curiosidade da criança e assim direciona-la ao caminho para se tornar um indivíduo feliz e descobrir a paixão para uma vida inteira de aprendizagem.
Dra. Montessori a partir dos seus intensivos estudos nas áreas médica, filosófica, psicológica e pedagógica, seguidos de inúmeros experimentos educacionais científicos, percebeu que crianças que são colocadas em ambientes onde as atividades eram planejadas e projetadas para apoiar seu desenvolvimento natural tinham o poder de se auto educar.
O método Montessori parte do princípio que a criança é um aprendiz nato, sempre a procura do conhecimento e a explorar o ambiente ao seu redor e com um ambiente preparado de acordo com sua faixa etária e o estímulo certo, ela tem a liberdade de escolher o que quer aprender de acordo com seus interesses e quando em seu próprio tempo.

Ambiente preparado
As salas de aula são preparadas de modo que as crianças possam se mover livremente, se expressar e agir espontaneamente assim revelando suas necessidades e atitudes. Pode-se dizer que uma sala de aula que segue o método Montessori é uma cópia em miniatura do que as crianças têm em suas próprias casas.
Os móveis e materiais de ensino são feitos proporcionais ao tamanho das crianças para satisfazer a necessidade que elas têm de se mover
inteligentemente. Armários e estantes são seguramente colocados em frente às paredes em torno da sala de aula e baixos suficientes para serem alcançadas pelas crianças pequenas.
As mesas, cadeiras e poltronas leves e fáceis de serem movidas permitem que a criança escolha a posição mais conveniente e confortável para que ela possa trabalhar em suas atividades. Ela tem também a opção de sentar ou deitar em um pequeno carpete colocado por ela mesma no chão para fazer suas atividades. Após o término de sua atividade, ela mesma recolhe e coloca o carpete de volta ao lugar em que o pegou. Assim como é feito com todos os materiais e brinquedos que ela usa.
Os materiais são de alta qualidade, atrativos e especialmente desenvolvidos com o objetivo de ajudar a criança a compreender concretamente conceitos abstratos, além de serem autocorretivos, isso quer dizer, a própria criança descobrirá se realizou a atividade corretamente ou não.
Para que as crianças aprendam a assumir responsabilidade pelos materiais e aprendam a compartilhar com os outros e esperar sua vez, não há muitas cópias de cada material na sala de aula.
Não é permitida a criança trazer brinquedos de casa. Todos os brinquedos e materiais usados na escola são para uso coletivo.
A criança tem a liberdade de mover qualquer material ou brinquedo pela sala de aula. Ela escolhe aonde vai brincar, ou em uma mesa ou no carpete no chão, e após o uso, guarda-los em seu lugar original.
Algumas características especiais em uma sala de aula Montessori é a organização, tranquilidade e harmonia claramente percebida no ambiente.
